domingo, 11 de maio de 2014

Origem das fossas abissais



    Consistem em grandes depressões, com declividade que ocorrem ao longo contato das placas tectônicas podendo atingir profundidades entre 7 mil a 11 mil metros, onde a placa oceânica mergulha para o manto.



Origem das cadeias de montanhas

Himalaia
 
ANDES E HIMALAIA - As montanhas são formadas pela ação de forças tectônicas. Podem ser divididas em jovens e velhas. As montanhas jovens são aquelas que se originaram em épocas geológicas recentes, apresentando as maiores altitudes. São exemplos os Andes e o Himalaia. As montanhas velhas se formam em eras mais remotas. Tendo sido trabalhadas pela erosão, apresentam altitudes mais moderadas e formas mais suaves e arredondadas, como colinas e morros.
 

Andes





Formação das rochas magmáticas,metamórficas e sedimentares


Rocha magmática


  •  Rochas magmáticas: Podem se formar lentamente no interior da crosta pela solidificação do magma, sendo chamadas, nesse caso, de rochas magmáticas intrusivas. Como se formam em profundidade, apresentam cristais grandes, estruturados num lento processo de resfriamento. Podem também se consolidar na superfície, sendo chamadas de rochas magmáticas extrusivas. Chegam em estado de fusão à superfície através de vulcões ou de fendas na litosfera e, em contato com a atmosfera, resfriam-se mais rapidamente, muitas vezes sem formar cristais visíveis a olho nu.  
                 
Rochas metamórficas



  • Rochas metamórficas: Se formam a partir de transformações sofridas por qualquer outra rocha, quando submetida a novas condições de temperatura e pressão. Nesse novo ambiente os minerais se modificam, reorientando-se e formando outros minerais. O alinhamento dos cristais dá a essas rochas uma nova característica de orientação de camadas.
Rochas sedimentares


  • Rochas sedimentares: Se formam pela deposição dos detritos de outras rochas, pelo acúmulo de detritos orgânicos ou de precipitados químicos. Esses detritos são consolidados por meio de cimentação natural, compactação por pressão ou reações químicas num processo conhecido como diagênese, que transforma sedimentos inconsolidados em rocha sedimentar. As rochas formadas pelo acúmulo de fragmentos de outras rochas são denominadas rochas sedimentares clásticas. As que se formam a partir de restos de animais e vegetais, como o carvão mineral, sãos as rochas sedimentares orgânicas.


Origem dos tsunamis




    Os tremores de terra que ocorrem no fundo dos oceanos são chamados de maremotos. Esse distúrbios sísmicos podem gerar os tsunamis. Os tsunamis, mais comuns nos oceanos Pacífico e Índico, são procedidos por uma súbita variação do nível do mar nas áreas costeiras.